Saveiro Clube da Bahia promove mais uma edição da pioneira regata lixo zero do país

A 46ª Regata da Primavera vai contar com ações educacionais e culturais que envolvem a comunidade baiana

Compartilhe

A 46ª Regata da Primavera vai contar com ações educacionais e culturais que envolvem a comunidade baiana

O Saveiro Clube da Bahia está em contagem regressiva para a 46ª edição da Regata da Primavera, pioneira regata lixo zero do país que acontecerá no dia 7 de outubro. Com percurso de 18 milhas náuticas (aproximadamente 33 km), o evento 100% sustentável tem como missão a adoção de boas práticas ambientais, além de deixar legado de consciência ambiental e sustentabilidade à comunidade. O tradicional acontecimento náutico da capital baiana vai contar com uma série de atividades em sua programação, incluindo ações educacionais e culturais que também vão envolver os moradores de Itaparica. As informações para inscrição estão disponíveis no site saveiroclubedabahia.org.

Os velejadores da regata que proporciona a contemplação da Baía de Todos os Santos vão largar da Ponta de Humaitá, passarão pela Orla de Salvador até a altura do Museu de Arte Moderna, de onde seguirão para Itaparica, que dispõe de uma base náutica com toda estrutura necessária aos navegadores para a parada das embarcações e desembarque. O ponto de chegada da Regata da Primavera é considerado por muitos navegadores como “o paraíso da vela”, graças às boas condições naturais para a prática do esporte com segurança. Considerado um dos maiores eventos de iatismo baiano, a regata contribui para impulsionar o turismo náutico e geração de empregos e riqueza.

A expectativa do Saveiro Clube da Bahia para essa edição do evento, que atrai navegadores e embarcações à vela da Bahia e do Brasil, é reunir mais de 100 embarcações à vela (nas classes Veleiros de Oceano, Saveiros Vela de Pena e Vela de Içar). Os atletas do Yacht Clube da Bahia vão participar nas categorias Hobie Cat 14, Hobie Cat 16, Super Cat e Nacra. Além disso, a Flotilha Baiana de Hobie Cats também incluiu a Regata da Primavera em seu calendário de eventos náuticos de 2023, totalizando para o evento cerca de 800 velejadores. O belíssimo cortejo náutico, repleto de cores e elegantes manobras, é um verdadeiro espetáculo para os velejadores e todo o público.

Ampliando as ações de consciência ambiental, a regata traz como uma das novidades deste ano a parceria com a ONG Eco Garopaba, criadora do projeto Prancha Ecológica. Unindo esporte e sustentabilidade, a instituição vai confeccionar pranchas de surf e stand up paddle a partir de garrafas PET. Outra inovação dessa edição é o Troféu Sustentável que será entregue aos velejadores campeões, representando o consumo de dois dias de plástico descartado por ser humano, suprimindo esse rejeite na natureza. As ações para viabilizar a proposta lixo zero acontecem através do projeto Mulheres no Timão, em parceria com as empresas Vegah Educação Ecossistêmica e a Compostar. Além disso, 10% da renda das inscrições será destinada à Associação Beneficente Liberdade sem Fronteiras, que atende a crianças de Salvador.

O Comodoro do Saveiro Clube da Bahia, Fernando Neves, conta que a programação da regata esse ano traz uma série de novidades, entre elas, a Exposição Itinerante do Museu do Mar Aleixo Belov, em Itaparica, que será um presente para a comunidade anfitriã. Além disso, o Saveiro Clube da Bahia realizará, em sua sede, uma cerimônia de abertura da 46ª edição da Regata da Primavera, na véspera do evento, que contará com a aula inaugural da Escola Social do Saveiro Clube da Bahia, realizada pelo navegador Aleixo Belov, homenagens à rica história do município de Maragojipe, apresentação para as crianças da Península Itapagipana, performance das centenárias Filarmônicas Terpsícore Popular e Dois de Julho e a palestra “O Lar dos Saveiros – Protagonismo Marítimo de Maragojipe e seus Desdobramentos Históricos”.

“Além da cerimônia de abertura, que acontecerá na sede do clube, preparamos uma programação ainda mais especial para essa edição, especialmente para a comunidade de Itaparica. Em parceria com a Compostar e a Vegah Ecossistêmica, serão realizadas oficinas de compostagens, cirandas literárias, limpeza de manguezais e diálogos ecossistêmicos, pôr do sol com ciranda Outubro Rosa, oficina Prancha Ecológica com garrafa pet, separação de resíduos coletados no manguezal e plantio de árvores nativas da mata atlântica. Nosso compromisso com a Regata da Primavera vai além das ondas, é também um compromisso com a preservação da natureza e com a sustentabilidade”, destaca Fernando Neves.

A 46ª Regata da Primavera é organizada por Marcelo Fróes, da Via Náutica, e conta com o patrocínio máster do Governo da Bahia, através da Secretaria de Turismo; patrocínio especial da Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Salvador; apoio especial da cidade de Itaparica; apoio institucional da Capitania dos Portos da Bahia e Associação Náutica da Bahia, apoio técnico da Federação de Esportes Náuticos da Bahia (FENEB), da Flotilha de Veleiros de Oceanos da Bahia (FVOBA), apoio de mídia da revista Lets Go Bahia, programa A Bordo, da rádio Metrópole, da Bahia Marina, e patrocínio das empresas Grupo Seixas Segurança, Colchões Reconflex, Campomar Náutica, Marine Express, Uranus e Ewwá, do Grupo Unirb. Novas parcerias estão sendo fechadas.

Foto: Will Recarey

Compartilhe

Leia também

01.04.2024

Diretoria Saveiro Clube da Bahia – 2024/2026

WhatsApp Image 2023-12-21 at 14.20.10 (1)
21.12.2023

Saveiro Clube da Bahia realiza a primeira aula do seu novo projeto, a Escola Social

WhatsApp Image 2023-12-21 at 15.58.21 - Copia
21.12.2023

Saveiro Clube da Bahia promove Confraternização de Natal

Saveiro Clube da Bahia (1)
01.12.2023

Saveiro Clube da Bahia promove campanha solidária de Natal na Ribeira; veja como doar

404922040_938165114400753_5557047033865712154_n
30.11.2023

Marinha lança campanha “Legal no Mar” na Bahia

404296127_1150625705914920_3616403668948756115_n
23.11.2023

Saveiro Clube da Bahia recebe integrantes do Senai e da SEMDEC

WR-4083
16.11.2023

Seja um voluntário da Escola Social do Saveiro Clube da Bahia

WhatsApp Image 2023-11-13 at 14.59.03
13.11.2023

Saveiro Clube da Bahia realiza apoio logístico a campeonato de pesca; peixes capturados foram doados a uma instituição de caridade