O tradicional evento náutico traz novidades nesta edição, entre elas, o novo percurso, com largada na Ponta de Humaitá, em Salvador, e chegada na Ilha de Itaparica, proporcionando um retorno às competições com cenários de beleza exuberante da Baía de Todos os Santos, além de uma série de ações envolvendo a comunidade. As inscrições terão início em 1º de setembro, e 10% da renda será destinada às Obras Sociais Irmã Dulce (OSID).
A 45ª Regata da Primavera é um dos maiores eventos de iatismo baiano e traz, entre seus objetivos, o fomento ao turismo náutico na capital baiana. Todos os anos, o evento atrai centenas de navegadores e embarcações à vela da Bahia e do Brasil que, juntos, formam um belíssimo cortejo náutico, que encanta os participantes e todo o público com um espetáculo de cores e elegantes manobras. A expectativa para essa edição é reunir mais de 100 embarcações à vela (nas classes Veleiros de Oceano, Saveiros Vela de Pena e Vela de Içar). Os atletas do Yacht Clube da Bahia vão participar, como convidados, nas categorias Optimist, Dingues, Snipe, Hobby Cat e Day Sailer, totalizando para o evento cerca de 500 velejadores.
O Comodoro do Saveiro Clube da Bahia, Fernando Neves, conta que as embarcações participantes vão se reunir nas águas próximas à Ponta de Humaitá, onde será dada a largada do cortejo náutico, que também desfilará próximo à Orla da Ribeira, Penha, Plataforma, com destino à cidade de Itaparica. O local escolhido para a chegada desta edição do evento é considerado por muitos navegadores como “o paraíso da vela”, graças às boas condições naturais para a prática do esporte com segurança. Além disso, a Ilha de Itaparica conta com uma nova base náutica, com toda estrutura necessária aos navegadores para a parada das embarcações e desembarque.
“Estamos nos esforçando para fazer um grande evento na 45ª edição da Regata da Primavera, que terá muitas novidades. Quero convidar a todos para, juntos, fazermos uma regata inesquecível para o Saveiro Clube da Bahia e para o estado da Bahia. Este ano, a nossa regata vai receber, pela primeira vez, a categoria Optimist, com atletas crianças e adolescentes, de 11 a 15 anos, do Yacht Clube da Bahia. Até o dia do evento, todas as novidades serão divulgadas em nosso site institucional (www.saveiroclubedabahia.com.br)”, conta o comodoro Fernando Neves.
Marcelo Fróes, coordenador da 45ª Regata da Primavera, destaca que uma das grandes novidades do evento é a realização da primeira regata Lixo Zero do país, através do projeto “Mulheres no Timão”, idealizado em parceria com as empresas Vegah Educação Ecossistêmica e a Compostar. “A iniciativa destaca a cooperação feminina para a preservação dos oceanos e promoção da regata como um evento 100% sustentável, deixando um legado de consciência ambiental e sustentabilidade para os participantes e toda a comunidade de Itaparica”, afirma.
A programação deste ano vai contar com atividades especiais na Ilha de Itaparica, para recepcionar com alegria todos os navegadores e o público presente. A comunidade local será envolvida e homenageada durante a Feira de Artesanato e entrega do “Prêmio Itaparica de Meio Ambiente”, destinado aos alunos das escolas municipais. Já a cerimônia de premiação do evento náutico será marcada pelas apresentações de grupos culturais na orla da cidade.
A 45ª Regata da Primavera, que agora integra o Calendário Turístico Náutico de Itaparica, lançado recentemente no Museu do Mar Aleixo Belov, vai contribuir para promover um incremento no comércio local, movimentando a rede hoteleira, bares, restaurantes e demais serviços oferecidos na ilha. Será uma oportunidade ímpar para gerar visibilidade para a Baía de Todos os Santos, especialmente a cidade de Itaparica.
Para a realização da regata, o Saveiro Clube da Bahia conta com o patrocínio da Secretaria de Turismo da Bahia, parceria da Prefeitura de Itaparica, apoio do Hotel SESC, dos veículos de comunicação jornal Tribuna da Bahia, revista Let’s Go Bahia, site Mar Bahia e do programa A Bordo, da Rádio Metrópole.
De acordo com Fernando Neves, novas parcerias estão em curso e devem ser concretizadas em breve para tornar o evento ainda mais marcante e especial.