Recém-chegado de uma expedição que cruzou os oceanos Atlântico, Pacífico e Ártico, o navegador Aleixo Belov, 79 anos, ganhou uma mostra itinerante, na Bahia Marina, onde o público vai poder conferir um pouco das suas aventuras pelos cinco continentes, através da exposição de fotos e objetos trazidos das viagens. A exposição gratuita fica em cartaz até o dia 21 de dezembro. O ucraniano radicado na Bahia já acumula cinco voltas ao mundo a bordo de veleiros construídos por ele e, atualmente, celebra a mais nova e inédita conquista de atravessar, em um barco, a temida Passagem Noroeste.
Sobre a expedição:
O velejador Aleixo Belov, um dos maiores navegadores do mundo, chegou à capital baiana com o seu veleiro Fraternidade, após nove meses em expedição pelos oceanos Atlântico, Pacífico e Ártico, no dia 12 de novembro. Em clima de muita alegria, Aleixo e sua tripulação foram recebidos no cais do 2° Distrito Naval da Marinha do Brasil, no bairro do Comércio, por fãs, amigos, familiares, autoridades da Marinha e pela imprensa.
Aleixo Belov e sua tripulação percorreram 20 mil milhas náuticas e passaram por Natal, no Rio Grande do Norte, no litoral brasileiro, e pelo Caribe, Panamá, Havaí, Canadá, Alaska, Groelândia e no arquipélago de Açores, um território autônomo de Portugal. Ventos fortes, águas agitadas e riscos de colisão com grandes embarcações foram algumas das adversidades enfrentadas pelo grupo para cumprir o objetivo de alcançar, com sucesso, em setembro deste ano, a desafiadora Passagem Noroeste. A travessia completa é inédita para os brasileiros e realizada por poucos navegadores do mundo.
“Eu já fiz cinco ‘voltas ao mundo’, duas travessias, mas considero essa a viagem mais difícil de todas. Foram outros desafios, foram outras dificuldades. Mas, para quem quer fazer a viagem, eu digo que é possível sim”, afirmou o navegador em entrevista ao jornal A Tarde
Serviço:
O quê: Exposição Aleixo Belov
Quando: 21 de novembro a 21 de dezembro
Local: Bahia Marina
Ingresso: Visitação gratuita